Apapurg

Amor ao próximo, Honestidade, Inovação e Criatividade.

children2

Desafios

O problema de água, habitação e alimentação na província de gaza sobre tudo no norte da provincia é o verdadeiro desafio para governo e pessoas comprometidas com a classe de pessoas vulneráveis

No ambito da situação hidroecológica, a provincia de Gaza, devide-se em duas regiões distintas. A região sul que está próxima do Oceano Índico, onde as chuvas são regulares e às vezes chegando a uma precipitação acima do normal provocando cheias e inundações ou calamidades. Nesta região, a não ser apenas a carência de infraestruturas adequadas, não há problemas maiores de falta de àgua para o consumo humano, agricultura e beberagem dos animais.

Contrariamente à região Norte, nomeadamente os distritos de Massangena, Chicualacuala, Chigubo e Mabalane, como se pode observar no mapa acima, ocorre carencia de chuvas continuamente e consequente seca contínua. Os lençois freáticos são de água salubre imprópria para o consumo. Esta situação provoca um grave problema de saúde devido à escassez de àgua para o consumo humano, animal e para outras actividades.
Gaza Province
De uma forma geral, a pobresa tem vindo aumentando o sofrementa daquelas comunidade, até mesmo algumas familias não tem onde esconder suas cabeças (Habitação).

Para reduzir ou minimizar o sofrimento, APAPURG – Lirandzu, lança um pedido as instituições públicas, privadas, associações, ONGs, fundações e agências internacionais para que possam juntar - se a esforço que APAPURG- Lirandzu tem vindo a envidar ao longo dos 16 anos da sua existência na tentativa de inverter o cenário.

De modo geral, mostra se imperioso a existência de meios e tecnologia adequados e capazes de transformar a água salubre apropriada para o consumo humano e a produção agrícola, para minimizar a fome, malnutrição e doenças endémicas.

Problema de transporte

wheelbarrow
Os distritos referidos, também são muito vulneráveis devido a factores ambientais adversos mencionados anteriormente, aliado aos solos arenosos. Tem uma fraca cobertura da rede sanitária que obriga as populações a percorrerem longas distâncias a pé transportando doentes ou mulheres grávidas com meios alternativos, até mesmo chegando ao ponto que algumas mamãs grávidas dar à luz pelo caminho antes de chegar a unidade sanitária.

Só para reafirmar, o norte da Província de Gaza transita uma situação severa da pobresa aliado as suas características dos solos muitos arenosos, os activistas locais encontam usam carrinhas de mãos como meio alternativos para transportar doentes a Unidade Sanitária, um exemplo prático é deste voluntário Egidio Chaúque ajudando sua paciente da comunidade de Tchelefo para a Unidade Sanitária de Dindiza sede, uma aldeia que dista a 7 km no distrito de Chigubo. Esta população necessita de apoio e meio circulante como ambulância motociclus ou viatura com tração para minimizar o seu sofrimento.

Como Ajudar

Visitas domiciliarios, a familia sem habitação

Escola primaria de Macunhule

Dados bancarios

APAPURG - LIRANDZU MANJACAZE
ESTRADA NACIONAL Nᴼ 1 "MARIEN NGOUABY

Numero da Conta:      10657972110001
NIB:      000800000657972110195
IBAN/NIC:      MZ59/000800000657972110195
SWIFT:        CGDIMZMA