Apapurg

Amor ao próximo, Honestidade, Inovação e Criatividade.

children2

Breve Historico da APAPURG - Lirandzu

BAKINA MUSAFIRI WA ANTOINE
Na altura Grupo de Activistas de HIV e SIDA para apoiar as populações Urbanas e Rurais, - GASPUR por iniciativa pessoal do Senhor BAKINA MUSAFIRI WA ANTOINE, Enfermeiro de profissão, e teve apoio incondicional da senhora INÊS ELVIRA ALBINO MANGAVE BENDANE, Técnica de Laboratório de analise clínica. Ambos funcionários do Hospital Provincial de Xai-Xai, Província de Gaza em Moçambique.

A fundação da agremiação contou ainda, com o apoio do Técnico de Laboratório de analise clínica, DOMINGOS MACHAVA, que três meses depois foi transferido, o que dificultou a sobrevivência do GASPUR, daí que em Setembro de 2003, os membros fundadores, Bakina e Inês com o apoio da Coordenadora da Reencontro em Xai-Xai, Mónica Bila, permitiu o relançamento do sonho ao se iniciar o processo de admissão dos membros e primeiras actividades comunitárias no Posto administrativo da Praia de Xai-Xai.
INÊS ELVIRA ALBINO MANGAVE BENDANE

Com a assessoria do senhor JOSÉ BENTO DANIEL MUGABE, técnico profissional de acção social, foi possível conseguir-se os primeiros passos na formulação do estatuto que permitiu a legalização do GASPUR já com o nome de Associação Provincial para Apoiar as Populações Urbanas e Rurais de Gaza - APAPURG – Lirandzu, com sede no Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai, Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza. Neste altura se destacou o falecido  docente  VICTORINO MARCOS NHANTUMBO, que deu o seu saber na concretização da iniciativa.

Este facto permitiu que em seguida, se aliassem à iniciativa grupos de homens, mulheres, professores, enfermeiros e pessoas provinientes da comunidade do Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai.


Neste período, o sonho quase se concretizava quando a associação conseguiu apoio incondicional de dez membros fundadores, igual número de voluntários do Posto Administrativo da Praia liderados por Senhor ISAC DIOGO GUIRRUGO.
A senhora DALILA AMBASSE– técnica de Laboratório de analise clínica foi a primeira pessoa que deu   apoio de 1500 MT (Mil e quinhentos meticais) na altura valia entre 80 a 100 dólar americano.

Um gesto que foi de grande relevância para os dez membros afim de conseguirem completar o pagamento das taxas e impostos necessários para legalização do estatuto de APAPURG – Lirandzu.

Após a sua legalização até hoje, conta com apoio financeiro e de bens dos membros beneméritas, nomeadamente  
JULIÃO JAIME MACHAIEIE – Director geral da Revista Baia, e RICARDO SOTAMO – proprietário de lojas Sotamo Comercial e Smirna Comercial e Samanta Lda, e MARTIN SHARANGABO – Membro efectivo.

A Directora da escola Primara completo da praia de Xai-Xai senhora MARÍLIA MARCULINO FONDO e professor da língua portuguesa 
senhor HÉLDER CUCO foram pioneiros que deram apoio incondicional a APAPURG – Lirandzu nas actividades psico-social que consiste no aprendizagem lúdico das crianças nas escolas do Posto  Administrativo da praia de Xai-Xai (2004 – 2015).

APAPURG - Lirandzu continua a contar com apoio técnico de senhor Daniel Bento Mugabe e senhora MÓNICA BILA. Na qualidade de assessores principais da APAPURG – Lirandzu.

Foi no Posto administrativo da Praia de Xai-Xai, onde as estatísticas mostravam taxas elevadas do HIV e SIDA, o que agravava a pobreza à população na sua maioria de baixa renda, com efeitos bastantes nefastos nos seus filhos sobretudo nas raparigas que abraçavam a prostituição como tábua de salvação para o seu auto-sustento e como consequências, graves no aumento do número das crianças em situação de vulnerabilidade e orfanidade dado que os seus progenitores haviam morrido e a tutela dos petizes estavam a cargo dos avós maioritariamente incapacitados para trabalho.

BAKINA M. WA ANTOINE, sua Esposa NEEMA NSIMIRE e seu filho JOSUÉ KAVAKURE CARLOS BAKINA

Assim, o membro fundador  BAKINA M. WA ANTOINE, sua Esposa NEEMA NSIMIRE e seu filho JOSUÉ KAVAKURE CARLOS BAKINA menor de três anos que se tornou emblema da APAPURG – Lirandzu, percorreram toda a comunidade do Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai a pé, dando apoio clínico com seus próprio fundos.

BAKINA M. WA ANTOINE, sua Esposa NEEMA NSIMIRE e seu filho JOSUÉ KAVAKURE CARLOS BAKINA

Em Junho de 2004 instalou-se o primeiro escritório que funcionava em baixo de uma árvore chamada Yimby, em chikanhanine no bairro cimento, quarteirão “D” do Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai.

árvore chamada Yimby

Foi neste local onde os voluntários planificavam as suas actividades inclusive a realização de palestras.

APAPURG - Lirandzu sem fundos, nem activistas formados nesta área, nos primeiros meses, os membros provenientes do sector de saúde é que apresentavam palestras de sensibilização sobre HIV e SIDA, ITS, coordenavam as visitas domiciliárias entre outras actividades de onde os voluntários aprendiam dia após dia durante os eventos educativos.

É este local que testemunhou o início histórico das actividades da APAPURG – Lirandzu nas comunidades.

Em 2005, APAPURG – Lirandzu foi concedido um terreno pela estrutura local onde construiu um escritório com material precário que as palhas de coqueiros compreendiam a cobertura do edifício e as paredes.

escritório com material precário
escritório com material precário

Sem porta nem janelas, apenas servia de encontros temáticos, capacitações dos voluntários, planificação das actividades e palestras. Mensalmente os membros tinham a obrigação do pagamento de uma quota de 100 mt, mas de forma voluntária.  

Em Junho de 2006, APAPURG – Lirandzu teve o primeiro apoio em cestas básicas alimentícios  e a criação duma actividades de geração de rendimento que consistia em compra e venda de combustível lenhoso, financiados pelo Núcleo Provincial de Combate a SIDA- Gaza. Para o sucesso destas actividades APAPURG - Lirandzu teve apoio especial do senhor RAFAEL BENDANE que se ofereceu voluntariamente em procura dos locais onde podiam se localizar lenhas de qualidades e transporta-las com sua própria viatura sem custo.

Com a crise financeira a espreita, a Associação teve apoio técnico organizacional de dois técnicos nomeadamente ATAYA MUKANJWA e COLONAIS ANYONZO (já falecido) de nacionalidade congolesa, que prestavam assistência técnica no desenvolvimento da APAPURG – Lirandzu na elaboração e gestão de projectos de geração de rendimento. Também contou com apoio do jovem dinâmico e incansável nas actividades do campo o senhor ALEX PAULO MANJATE (Gestor  Administrativo).

A associação foi legalmente registada em Cartório Notarial de Xai-Xai no dia 14 de Fevereiro de 2006 com número de registo 97-B e o seu estatuto foi publicado no Boletim da República a 17 de Julho de 2007 III Série – Número 28, 4º Suplemento.

Numa Assembléia Geral Ordinária da APAPURG – Lirandzu realizada no dia 2 de Abril de 2011, o seu estatuto foi revisto e tornou - se do âmbito Nacional ao abrigo do despacho da sua excelência Ministra da Justiça de 20 Julho de 2011.

Na Assembleia Geral de 2013  sob despacho da sua excelência Ministra da Justiça de  04 de Abril de 2014, a  APAPURG – Lirandzu adotou nova denominação sem alterar a sua sigla passou a ser chamada Associação Para Apoiar as Populações e Grupos Vulneráveis. Actualmente APAPURG – Lirandzu é membro fundador e precurssor da ideia de uma Rede de Protecção dos Grupos Vulneráveis (REPROV) constituído neste momento por seis Associações a saber: AGIR Moçambique, Kutwanana, Mapimo la Manene, AUREV, Tinhelete ta Macaretane.
 
Assim em todo o território Nacional conta com cerca de novecentos e cinquenta membros, sendo cerca de oitocentos da Província de Gaza, catorze honorários, 2 beneméritas.

escritório arrendado, na unidade 4 B, Marien Ngoaby, cidade de Xai-Xai
escritório arrendado, na unidade 4 B, Marien Ngoaby, cidade de Xai-Xai

A associação está a funcionar actualmente num escritório arrendado, na unidade 4 B, Marien Ngoaby, cidade de Xai-Xai.

Neste momento APAPURG – Lirandzu trabalha na base do voluntarismo em 9 distritos da Provincia de Gaza, nomeadamente: Cidade de Xai-Xai, Distritos de Xai-Xai, Manjacaze, Chigubo, Chókwè, Massangena, Mabalane, Chibuto e Bilene.

Também conta com as delegações das Províncias de Cabo delegado, Inhambane e Maputo.

Bakina Musafiri Wa Antoine e Inês Elvira Albino Mangave Bendane

11 anos depois da fundação de APAPURG – Lirandzu, portanto em 2015, o senhor Bakina Musafiri Wa Antoine – Director Executivo Junto com sua colega Inês Elvira Albino Mangave Bendane – Presidente do Conselho Fiscal, num escritório arrendado e dobrando os esforços  para que associação tivesse seu próprio edifício.

A APAPURG – Lirandzu está convicta que vai minimizar os problemas decorrentes da vulnerabilidade que continua afectar a população urbanas e rurais aliada a pandemia do HIV e SIDA e seus efeitos.

Bakina Musafiri Wa Antoine e Inês Elvira Albino Mangave Bendane
JANETA MONDLANE

JANETA MONDLANE com suas 2 filhas, ela é uma das pioneiras activistas da APAPURG – Lirandzu que em 2004 declarou ao público que é portadora do vírus de HIV e SIDA desde 1999, no sentido de sensibilizar os outros a acreditar na doença e aderir ao TARV e outros apoios disponíveis nas unidades sanitárias, hoje assume o papel de supervisor do campo da APAPURG – Lirandzu no Posto Administrativo da Praia de Xai-Xai.

A professora senhora OTÍLIA EDUARDO ZEVO, Membro Fundador, 
admitido na primeira assembleia-geral em 2004, neste momento 
ocupando o cargo de Património e logística 
da APAPURG - Lirandzu.

OTÍLIA EDUARDO ZEVO